Você está aqui: Página Inicial / Processo Legislativo / Sessão Solene / 2021-2024 / Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem aos 200 anos de Presença Luterana no Brasil

Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem aos 200 anos de Presença Luterana no Brasil

por Tiago Ferreira Graunke publicado 21/11/2024 14h50, última modificação 21/11/2024 15h25

Na noite de quarta-feira, 20 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Espigão D’Oeste promoveu uma Sessão Solene em alusão aos 200 anos de presença luterana no Brasil. O evento, marcado pela emoção e reconhecimento, destacou a relevância histórica e social da Igreja Luterana na construção de uma sociedade mais justa e solidária, com contribuições fundamentais nas áreas de educação, saúde, cultura e espiritualidade.

A homenagem foi uma propositura do vereador Severino Schulz, que enfatizou a importância histórica da Igreja Luterana e sua contribuição para o progresso social da região. A solenidade foi presidida pela vereadora e presidente da Câmara, Delker Klemes Miranda Nobre, que destacou:
"Celebrar os 200 anos de presença luterana é reconhecer um legado de fé, trabalho e compromisso com o bem-estar de Espigão. A Igreja Luterana tem sido uma parceira importante na construção de uma sociedade mais justa e solidária... Me emociono com as atividades desenvolvidas principalmente com as crianças". Além disso, também compôs a mesa: Os vereadores Sirineu Wutk Ramlow e Antônio José Nascimento, junto também ao prefeito Weliton Campos e à Pastora Sinodal da Amazônia, Vera Engelhardt.

Momentos marcantes

O coral luterano emocionou os presentes com apresentações de hinos tradicionais, enquanto crianças da comunidade também louvaram a Deus com uma canção especial, demonstrando a força da fé e a continuidade das tradições.

 

Reconhecimento à Igreja Luterana

A presença luterana no Brasil, ao longo de dois séculos, foi destacada como um marco de fé e comprometimento com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. Desde sua chegada ao Brasil, a Igreja tem sido uma força transformadora, promovendo ações de inclusão e cidadania que transcendem as barreiras religiosas.

Os vereadores parabenizaram a comunidade luterana pela trajetória de dedicação e serviços prestados, reforçando o compromisso de continuar apoiando iniciativas que valorizem a história e a cultura do município.

Entrega de Selos Comemorativos

Durante a solenidade, foram homenageados com selos comemorativos de 200 anos de presença luterana no Brasil diversas personalidades que contribuem para o fortalecimento da Igreja Luterana na região. Os selos foram entregues como forma de reconhecimento aos seguintes ilustres convidados:

  • Evaldino Koehler – Presidente da ASPOMER – Associação Pomerana de Espigão D’Oeste;
  • Valdemiro Brandt – Morador da propriedade onde foi realizado o primeiro culto em Espigão D’Oeste, em 14 de junho de 1972; 
  • Elenir Butzke Agner – Vice-Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal do Sínodo da Amazônia – IECLB;-
  • Vitorino Binow – Presidente da Diretoria do Conselho Paroquial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Esperança em Espigão do Oeste;
       
  • Pastor Lauro Fleck – Pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Esperança em Espigão do Oeste;
  • Alberto Krauze – Presidente da Diretoria do Conselho Paroquial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero em Cacoal;
      
  • Pastora Mônica Coswig Fischer – Diretora do Conselho Paroquial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero em Cacoal;
  • Cleres Klitzke – Presidente da Diretoria Paroquial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste;
     
  • Andressa Ávila Cleveston – Ministra candidata ao ministério pastoral da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste;
  • Diaconisa Emérita Siglinda Braun Schliwe – Regente do Coral Luterano da Paz (Representada por Luana Schroeder);
  • Pastora Janaina Schäfer Hasse – Coordenadora Ministerial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste;
  • Pastor Robson Hasse – Pastor Vice-Sinodal do Sínodo da Amazônia e Pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste.
Você pode assistir a cerimônia completa, a sessão está disponível na íntegra no canal oficial da Câmara no YouTube.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=QOQayCrOqSE

Link com todas as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1SAZSpJOjCV0NvT3QcsC6dCXrodGoODRk?usp=sharing

A Presença Luterana em Rondônia

Em 23 de julho de 1970, pessoas que desejavam viver seu batismo, constituíram a primeira comunidade organizada da IECLB na Amazônia Ocidental.

Neste lugar novo, diferente, desconhecido e desafiador pessoas migrantes chegaram buscando construir um futuro com dignidade e paz, oriundos de um lugar onde a situação era de sofrimento e pobreza, vítimas de exploração econômica. Entenderam que na Amazônia teriam alguma possibilidade de viver dignamente. A vinda para a região às margens do Rio Melgaço/RO começou a partir de 1968, com a chegada de famílias luteranas do Espírito Santo. Estas pessoas aqui chegando decidiram se unir em comunidade de fé. Antes do dia da constituição da primeira comunidade, as pessoas já se reuniam em comunhão de fé. Uma comunidade não nasce só no dia em que se constitui oficialmente. Encontros missionários aconteceram até o dia do nascimento da comunidade. Ela foi sendo gestada pelo Espírito Santo. Desde aqueles dias houve e continua a existir povo de Deus que se reúne e ouve a sua Palavra, que busca orientação e consolo em Deus.

A comunidade pioneira – Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Pimenta Bueno/RO – após dois anos de fundação, recebeu o seu primeiro pastor Geraldo Schach, enviado pela IECLB, no dia 10 de junho de 1972. Esse foi o primeiro pastor que veio para ficar junto com o povo. As famílias de Pimenta se reuniram e decidiram que o primeiro culto do pastor não seria na comunidade. A comunidade enviou o seu pastor para que celebrasse o primeiro culto ali onde estavam surgindo novas comunidades. O Pastor seguiu de Pimenta Bueno até a localidade de Espigão do Oeste. Lá foi celebrado o primeiro culto, no dia 14 de junho de 1972, na casa do Sr. Valdomiro Brandt. Nesse dia, celebramos o culto e a assembleia da fundação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Espigão d’Oeste. Mais de 50 pessoas se reuniram na casa de Valdomiro Brandt e família, a 500 metros da vila. Haviam pessoas acomodadas em bancos de tábuas, algumas acocoradas e outras em pé, as crianças sentadas no chão. Essas são as palavras do Pastor Geraldo Schach em seu livro: Rondônia, a terra prometida. Migração e fé luterana. Palavras que enchem o coração de alegria e gratidão até os dias de hoje. Ao vir para Pimenta Bueno-RO, onde já existia uma comunidade constituída, Pastor Geraldo, foi enviado de forma missionária para reunir e celebrar o primeiro Culto em Espigão d’Oeste. E essa missão alcançou muitas casas, lares e por consequência formaram-se inúmeras comunidades em todos os arredores, que fazem parte da história da Paróquia de Espigão do Oeste.

O culto na comunidade em Pimenta Bueno com o pastor aconteceu só no dia 18 de junho. Uma comunidade que nasceu da missão – da fé das pessoas que, escolhidas por Jesus para darem fruto, deu seu testemunho da missão de Deus ao enviar adiante seu pastor. A primeira comunidade continua missionária ao abraçar o trabalho com adolescentes e jovens como uma de suas marcas, que estuda a Bíblia, que celebra o amor de Deus. A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Pimenta Bueno foi fundada em 03 de janeiro de 1974, mas após um tempo de caminhada, em 1983, as suas ações missionárias geraram ainda mais frutos, transferindo-se a sede e alterando-se o nome para Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão D’Oeste, atualmente a maior Paróquia, do Sínodo da Amazônia, com mais 1.500 membros batizados.

Em todo esse tempo, em toda a história do povo luterano, um povo de fé... um povo migrante... um povo missionário... trouxe consigo três objetos: A Bíblia, o Catecismo Menor de Lutero e o Hinário. Assim o povo luterano demonstra que não importa aonde o cristão estiver, mesmo que não tenha riquezas ou posses desse mundo, a sua maior riqueza que leva consigo é a fé.

De maneira significativa, a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), no ano em que comemora 200 anos de presença luterana no País, escolheu para suas celebrações, o lema bíblico de Mateus 28.20b: Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

A PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM ESPIGÃO DO OESTE, originária da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Pimenta Bueno, passou a constituir-se em 1983, sendo filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pertencente ao Sínodo da Amazônia.

Na data de 11 de novembro de 2021, através de um árduo trabalho de revitalização e missão, houve a subdivisão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão D’Oeste, na ocasião constituída por 17 comunidades e 5 Pontos de Pregação, o que resultou na criação de duas novas paroquias irmãs: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Esperança em Espigão D’Oeste e Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero em Cacoal.  Hoje a Paróquia conta com 1.545 membros, distribuídos entre as quatro comunidades.

Por: Tiago F. Graunke - Assessor E. de Comunicação - CMEO.