Nova APAC é implantada na Comarca de Espigão do Oeste
Na última sesta-feira a vereadora Lirvani Storch (PP) representou a Câmara Municipal de Espigão do oeste/RO na Assembleia Geral Extraordinária da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) – evento realizado nesta sexta-feira (16) no auditório do fórum da Comarca de Espigão, com as seguintes ordens do dia: 1-alteração do estatuto 2- mudança na diretoria 3- eleição de cargos vagos. Na oportunidade a vereadora em nome da nova presidente -Marlene Toniello Tesch, parabenizou os novos membros da direção e agradeceu pela a oportunidade de participar do momento de reformulação e reestruturação da APAC e colocou o Poder Legislativo a disposição para solidificar o importante projeto social.
O evento contou com participação do Juiz doutor Leonel Pereira da Rocha, que abriu o evento explicando que a nova APAC de em Espigão do Oeste, foi criado em 1973 e está presente em vários estados brasileiros e até no exterior. O objetivo é humanizar as prisões, melhorando as condições dos presídios e da vida dos encarcerados, porém, sem deixar de observar a função punitiva da pena, e de fazer o recuperando pagar pelo erro cometido.
Segundo o magistrado nesta nova APAC o índice de reincidência está em torno de 10%, enquanto no sistema convencional, o percentual é de 80%. As Apacs adotam uma metodologia considerada revolucionária, apostando na recuperação de todo aquele que cometeu um crime e investindo em espaços onde não há agentes penitenciários, os recuperando possuem as chaves das próprias celas e todos devem estudar e trabalhar, tendo seus direitos básicos respeitados.
Também participaram no evento as seguintes autoridades: prefeito Nilton Caetano, Gloria Stange (Secretária da SEMAS), Vereadora Saira Toledo, representantes da OAB- subseção Espigão do Oeste,e representantes da APAC e do promotor de Justiça -doutor José Paulo Azevedo de Carvalho e o evento também contou com a presença dos recuperando e de seus familiares.