Em apenas 1 ano de funcionamento o Videomonitoramento diminui em 50% o índice de criminalidade em Espigão.
O Presidente da Câmara Municipal - Joveci do Pacarana (PSDB) juntamente com a vereadora Saiara Toledo (PSDB),
participaram na manhã desta terça-feira (27) de uma reunião nas dependências do Fórum de Espigão do Oeste. O objetivo do evento foi o de avaliar os resultados na segurança pública proporcionados a parti da implantação do vídeo monitoramento,a criação do Conselho Municipal de Segurança e a implantação da segunda parte do videomonitoramento.
O Tenente Pasoline- Comandante da PM de Espigão Do Oeste- demonstrou através de gráficos obtidos por relatórios oficias da PM, que as 21 Câmeras instaladas nas entradas e saídas da cidade e em pontos estratégicos no centro- em rede de fibra óptica, câmeras ligadas 24 horas diuturnamente e uma central de monitoramento comandada pela Policia Militar-reduziram os crimes de roubos, furtos e violências domésticas, por exemplo, em torno de 50%.
O presidente Joveci afirmou que a união da população, empresários, Ministério Público, Poder Judiciário, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiro e da prefeitura Municipal tornou a cidade de Espigão do Oeste,umas das mais segura do estado para viver.
“Isso é muito bom, além de proteger nossas vidas e dos nossos familiares, toda cidade é valorizada. E com isso, acaba atraindo novos moradores e novas empresas para o nosso município, pois, todos nós corremos da violência” Conclui Joveci
Após falar sobre a diminuição dos crimes da cidade, o comandante pediu esforços de todos os parceiros para dar mais um passo importante para efetivar a outra parte do projeto.
E,baseado no art. 144 da Constituição Federal, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos, o Tenente Pasoline- pediu aos parceiros união para criar o Conselho Municipal de Segurança- uns dos braços fortes para gerir o projetos de videomonitoramento- bem como solicitou a colaboração para aquisição e instalação de mais 14 Câmeras de alta tecnologia, que irão identificar em tempo real as placas de veículos furtados ou roubados que entrarem ou saírem da cidade.
A implantação da segunda parte do projeto, está orçada em 440 mil reais- mesmo valor do projeto que gerou relevantes resultados, colocado em atividade em novembro de 2018.
Participaram também da reunião o Juiz de Direito da Câmara de Espigão Oeste- Dr. Leonel da Rocha, Presidente da subseção OAB- Espigão Dr Valter Henrique Gundlach, empresários, representante da Associação Comercial-Janete Stocco , Bebeto assessor de Deputado Estadual Cirone e PM Andrade